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10 dicas para o seu Marketing pessoal

Todo e qualquer profissional para ter sucesso precisa que o seu valor seja efetivamente percebido por seus clientes e pelo mercado em geral. Para que isso ocorra precisamos ir além das competências que compõe o nosso perfil profissional e utilizarmos técnicas de comunicação e marketing.

O marketing pessoal não é um culto ao ego ou à vaidade pessoal, é uma necessidade profissional. Excelentes profissionais têm seu reconhecimento e sua demanda subestimados pelo mercado por deixarem de lado o seu marketing pessoal.

Não devemos confundir humildade com anonimato. É perfeitamente possível ser reconhecido por seus valores humanos e profissionais sem com isso perder a humildade. Todos nós temos uma contribuição humana e profissional para oferecer ao mundo. Quanto maior o número de pessoas para as quais possamos oferecer nossas contribuições, melhor. Veja a seguir 10 dicas importantes sobre Marketing Pessoal:

  1. Lembre-se que seu marketing pessoal tem o poder de transformar seu talento em oportunidades. Um gênio sem marketing pessoal é um gênio desconhecido.
  2. Se você está começando uma carreira ou uma nova etapa, demonstre toda a sua disposição para aprender com todas as pessoas e situações. Deixe sempre bem claro o quanto é importante para você aprender com as pessoas e com a empresa.
  3. Descubra o ponto mais marcante da sua personalidade, sua maneira de se comunicar, sua alegria, seu bom senso, etc. Foque a ”divulgação” deste seu ponto marcante, ele será pra você o que uma marca é para uma empresa. Com o tempo, a sua  ”marca pessoal” ficará conhecida e desejada por este e por outros atributos que o tempo vai mostrar.
  4. ”Dress to impress” esta expressão do mercado corporativo americano possui o seguinte significado: ”vista-se para ser visto”. Sem exageros, sem extravagância, com discrição, mas desenvolvendo um estilo pessoal facilmente reconhecível. Estilo é tudo! Vista-se de maneira a que a sua presença seja agradável aos olhos. Como seres humanos somos muito atraídos pela beleza. Não há nada errado em ser bela desde que você não reduza apenas à beleza as suas potencialidades diante da vida.
  5. Mostre o seu lado ”solucionador de problemas”. Sempre que surgir uma dificuldade ou um problema dentro da equipe a que você pertence, pergunte-se: ”o que eu posso fazer por isso?”. Sempre que você ajudar a resolver um problema você estará inserindo sua marca pessoal na lembrança das pessoas.
  6. Entregue sempre um resultado superior ao esperado. Dedique-se a superar as expectativas das pessoas. Sempre que algo lhe for solicitado pergunte-se: ”Qual é a melhor maneira pela qual eu posso realizar o que me foi pedido?”, ”’Eu posso superar as expectativas com respeito ao meu desempenho e o cumprimento da tarefa?” Realize com qualidade ampliada, procure sempre olhar além da solicitação.
  7. Onde a maioria das pessoas fica parada por falta de recursos, IMPROVISE. Use sua criatividade para, diante de poucos recursos, desenvolver a melhor solução possível frente a um desafio. As pessoas mais bem colocadas no mundo dos negócios ousaram improvisar muitas vezes.
  8. Construa vários networks. Dedique-se a formar diferentes redes de relacionamentos dentro e fora da empresa. Através dos relacionamentos conhecemos e somos conhecidos, reconhecemos e somos reconhecidos e, principalmente, compartilhamos interesses comuns. Identifique quais são as áreas de interesse que aproximam você de outras pessoas: música, literatura, cinema, hobbies, esportes, competência técnica, etc. Aproxime-se das pessoas, construa relacionamentos de longo prazo.
  9. Cultive sua ética e sua honestidade de forma inabalável. A vida testa você! Caminhos não éticos são atalhos que conduzem a abismos! Uma atitude não ética acaba com o seu maior patrimônio: sua integridade. Quando a falta de ética passa a fazer parte da marca pessoal de alguém, esta pessoa somente será usada por outras igualmente não-éticas até o momento em que for conveniente abandoná-la e deixá-la pagar a ”conta”. Não ceda!
  10. Vivemos em uma era de muita competitividade e muita pressão, por isso resistência física, mental  e emocional são fundamentais. Isto significa: cuide do corpo, da mente e do espírito. Fortaleça-se nos três níveis, assim quando as pessoas estiverem fisicamente esgotadas você ainda terá fôlego extra – ponto para o seu marketing pessoal. Quando elas estiverem cansadas demais pra pensar em soluções você ainda terá criatividade de sobra para dar idéias – mais 1 ponto para o seu marketing pessoal. E, quando as pessoas estiverem com raiva ou depressão, você manterá a paz e a vontade de viver – ponto para a vida, e para o seu marketing pessoal, também.

Carlos Hilsdorf

Considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero (VEJA, “Guia de Carreira”, Ed. 1832). Referência nacional em desenvolvimento humano.
Para maiores informações, visite: www.carloshilsdorf.com.br
TWITTER: www.twitter.com/carloshilsdorf

17 ideias sobre “10 dicas para o seu Marketing pessoal

  1. Cristine

    Carlos, já assisti uma palestra sua. Parabéns por existir e nos tornar pessoas e profissionais cada vez melhores!
    Grande abraço e sucesso sempre! Cris

    Responder
  2. Louise

    Sou da área da educação, mas estou decidida a trabalhar na empresa de meu marido para crescermos juntos. Parabéns pelas dicas! Fantásticas!

    Responder
  3. Fábio Alves

    Olá, Carlos!

    Já li muita coisa sobre marketing pessoal, mas raramente me deparei com textos tão claros e profissionais como este seu.

    Parabéns pela sua carreira. Que o sucesso esteja sempre ao seu lado.

    Responder
  4. Rafael duarte lima da silva

    Admiro suas mensagens! Estou fazendo o curso de técnico em segurança do trabalho e isso vai me ajudar muito na minha longa jornada! Espero que você possa me mandar alguns e-mails para eu poder me instruir mais na minha área. Desde já, agradeço.

    Responder
  5. Cida Santos

    Carlos, já tive o prazer de poder participar de duas palestras suas. Um verdadeiro manancial de ensinamentos, fiquei maravilhada.
    Parabéns e muito sucesso.
    Cida!

    Responder
  6. Divino catalão

    Gostaria de ver mais textos seus, Carlos! Faço Tec. em Administração e gostei muito, é um ótimo material para mim, está de parabéns…

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  7. Eloi Santos

    Carlos , estudo administração de empresas e estou em fase de conclusão do curso, por isso preciso de muitos conhecimentos na área do Marketing pessoal. Obrigado pelos teus conhecimentos serem dissiminados. Espero poder contar com mais encontros com tuas dicas profissionais.

    Responder

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