DOWNLOADS

*campos obrigatórios

Para iniciar o download de material exclusivo, preencha com seus dados:

CONTATO

*campos obrigatórios

Entre em contato conosco e supere suas expectativas:

CONTRATE

*campos obrigatórios

Formulário:

Verifique a disponibilidade de agenda para contar com a presença de
Carlos Hilsdorf em seu evento.
Torne seu evento único!

Preencha o formulário ao lado.

+55 16 3374.3839

Rua Sete de Setembro, 1353, Centro
CEP: 12560-180 São Carlos - SP

Artigos

Criatividade e Inovação: A Linguagem do Universo

Denominamos criatividade o ato de originar, materializar, criar. Criatividade está ligada à ação. Deus disse: ''Faça-se a luz'' e ela se originou. Assim, notamos que criatividade é uma ação interior que produz consequências exteriores.

Criatividade é por natureza a linguagem do universo, que está em constante criação e recriação; até mesmo o princípio de Lavoisier, de que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, ratifica esta definição. Quando o cientista disse ''nada se cria'', ele evidenciava que aquilo que toma forma, que se materializa é apenas uma modificação de uma energia já existente e criadora: o pensamento. Tudo o que existe: este site , este artigo, nossas roupas, equipamentos, etc, foi primeiro pensado, imaginado e depois materializado através de uma particular forma de criatividade.

Nós, seres humanos, somos naturalmente criativos. Nós criamos o tempo todo. A grande pergunta é: estamos criando de maneira benéfica a nós e ao mundo?

Tudo o que faz parte da nossa natureza precisa ser educado para que nos seja benéfico: nossa vontade precisa ser educada, nosso pensamento, nossas atitudes, nossos instintos, nossas emoções, nossos sentimentos; caso contrário não podemos utilizar nenhuma delas em nosso benefício, pois não basta possuir algo é preciso saber utilizá-lo.

A questão não está em ser mais ou menos criativo (e isto vale tanto para o campo profissional quanto para o pessoal), mas na direção que damos à nossa criatividade, e se conseguimos transformá-la em inovação, um tipo particular de criação que agrega valor e materializa lucros!

Como dizia Maslow ''A criatividade básica vem do inconsciente é algo herdado por todo o ser humano''. Tornar consciente o domínio dos mecanismos que libertam a força criadora e aprender a utilizá-la em benefício próprio e dos demais, isso requer aprendizado, teoria, técnica e prática; necessita ser exercitado.

O retorno que obtemos na vida profissional e pessoal não vem do conhecimento, mas do uso que fazemos dele!

Precisamos buscar conhecimento relevante, que permita transformar nossas potencialidades em habilidades e estas em competências.

Recentemente tive o privilégio de realizar a conferência de abertura de um dos maiores fóruns de criatividade do mundo, o Fórum Internacional do Processo Criativo, realizado pela Fundação Brasil Criativo, que reuniu alguns dos maiores pensadores nacionais e internacionais sobre o tema da criatividade. Este evento, realizado com brilhantismo sob os cuidados do meu amigo Professor Sebastião Fernando Viana é um exemplo de que podemos trabalhar este incrível potencial humano da Criatividade para tornar consciente a sua utilização.
 
''O indivíduo que realmente se interessa por ideias deseja coletá-las de todas as fontes disponíveis e testá-las de todas as formas possíveis''.
Mary I. Bunting
 
Criatividade é a linguagem do universo, e como toda linguagem deve ser aprendida em profundidade, a ponto de tornar-se acessível como manifestação da nossa própria natureza.

Para que isso aconteça é preciso trabalhar, estudar, aprender, desaprender e aprender de novo num eterno fluxo e refluxo que caracterizam tudo o que é vivo.

Dedique-se a aprender mais sobre a linguagem do universo, precisamos de um Brasil Criativo e realizado.

Carlos Hilsdorf
Economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade. Palestrante dos Congressos Mundiais de Administração (Alemanha e Itália) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor dos best sellers Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero, 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira, e Revolucione Seus Negócios. Referência nacional em desenvolvimento humano.

LOJA

- CONHECIMENTO NÃO TEM PREÇO! INVISTA EM VOCÊ!