DOWNLOADS

*campos obrigatórios

Para iniciar o download de material exclusivo, preencha com seus dados:

CONTATO

*campos obrigatórios

Entre em contato conosco e supere suas expectativas:

CONTRATE

*campos obrigatórios

Formulário:

Verifique a disponibilidade de agenda para contar com a presença de
Carlos Hilsdorf em seu evento.
Torne seu evento único!

Preencha o formulário ao lado.

+55 16 3374.3839

Rua Sete de Setembro, 1353, Centro
CEP: 12560-180 São Carlos - SP

Artigos

Diante da incerteza

Qualquer pessoa que se dedique a estudar Economia, Administração ou se envolva com a prática de negócios terá que lidar com a incerteza. Alias, é graças a ela que existem Economia e Administração como ciências e, a ela se deve grande parte do mérito dos empreendedores em todos os tempos: o mérito de assumir o risco diante da incerteza.

Todos nós, consultores e pesquisadores de negócios, temos nos referido a esta época que estamos vivendo, entre outras denominações, como a Era da Incerteza.

Uma economia globalizada exporta com extrema velocidade e agressividade um problema local, ampliando suas repercussões a ponto de impactar os negócios de todo o planeta.

Gestão da crise e do risco são, hoje, matérias obrigatórias para continuarmos obtendo êxito no universo dos negócios. O planejamento sempre tão preconizado como instrumento primordial deixa de ser uma escolha para tornar-se pré-requisito para o sucesso. 

Ainda assim, ouvimos pessoas dizendo ''para que planejar, se em um mundo de incertezas tudo vai mudar?''

Exatamente por isso. A informação é o único elemento que reduz a incerteza. E o conhecimento, a única ferramenta capaz de transformá-la em matéria-prima para a estratégia. Não planejamos para adivinhar o futuro, planejamos para criar o futuro e para estarmos preparados para enfrentar sua face desconhecida. Planejar consiste em considerar o maior número de cenários e variáveis pertinentes frente à incerteza.

As incertezas são inevitáveis, mas uma grande parte dos seus danos podem e devem ser minorados e evitados pelo planejamento. Considere os seguintes pontos cruciais:

- Caixa é fundamental para toda e qualquer empresa. Uma má gestão de caixa quebra qualquer negócio, mesmo os muito lucrativos. Em tempos de crise e incerteza a importância do caixa aumenta exponencialmente. Fique de olho na liquidez.

- Diante de momentos de crise e incerteza seja realista, mas conserve otimismo, até porque pessimismo e medo são paralisantes e agravam o quadro.

- Considere rever e adaptar suas metas e estratégias de venda em momentos de maior incerteza e instabilidade econômica. Seu objetivo é a saúde do seu negócio e não cumprir o que foi estabelecido na convenção ou reunião de vendas: reavalie com os pés no chão.

- Diante de momentos de instabilidade e retração econômica, seus concorrentes tendem a recuar exageradamente, pisar com demasiada força no freio e cortar investimentos confundindo-os com custos, agindo assim, eles comprometem os resultados futuros. Utilize melhor a Inteligência competitiva e não cometa os mesmos erros.

- Utilize informações estratégicas e conhecimento relevante para vencer incertezas. Sempre que você vence uma crise, sai do processo fortalecido, revitalizado e mais preparado que nunca para os novos desafios.

- Incertezas e crises são enfrentadas com inteligência e liderança, não subestime nenhum dos dois itens.

- Tempos de instabilidade e incerteza testam duramente os melhores administradores e as melhores empresas. Cabe ao gestor a capacidade de apresentar os riscos com clareza e realismo e, simultaneamente, deixar muito claro o­nde residem as certezas e esperanças que marcarão a vitória.

Vença a incerteza antes que ela destrua o seu negócio. Utilize com excelência a informação e o conhecimento para, de maneira planejada, comunicar a realidade e cativar todos os seus colaboradores para o esforço-extra necessário para vencer momentos de instabilidade.  Devemos sempre cultivar a certeza da vitória e a consciência do tamanho do desafio.

Quem falha em planejar, está planejando falhar!

Não improvise! Nenhuma competência é fruto da improvisação, mas do trabalho e da disciplina.

Nos reencontraremos em breve, afinal, a vida é a arte do reencontro!

Carlos Hilsdorf
Economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade. Palestrante dos Congressos Mundiais de Administração (Alemanha e Itália) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor dos best sellers Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero, 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira, e Revolucione Seus Negócios. Referência nacional em desenvolvimento humano.

LOJA

- CONHECIMENTO NÃO TEM PREÇO! INVISTA EM VOCÊ!