DOWNLOADS

*campos obrigatórios

Para iniciar o download de material exclusivo, preencha com seus dados:

CONTATO

*campos obrigatórios

Entre em contato conosco e supere suas expectativas:

CONTRATE

*campos obrigatórios

Formulário:

Verifique a disponibilidade de agenda para contar com a presença de
Carlos Hilsdorf em seu evento.
Torne seu evento único!

Preencha o formulário ao lado.

+55 16 3374.3839

Rua Sete de Setembro, 1353, Centro
CEP: 12560-180 São Carlos - SP

Artigos

O segredo da liderança está nos liderados

Surpreende-me a sistemática ingenuidade com que o tema da liderança vem sendo tratado. Quase todas as abordagens insistem em tratar o tema somente sob a ótica do líder.

Atribui-se ao líder um conjunto de características míticas, difíceis de encontrar em uma só pessoa e que corresponde a um tipo particular de líder: o líder gênio, o líder carismático.

Na grande maioria das vezes, líderes são pessoas comuns dotadas de muita atitude e movidas por um forte propósito em sincronismo com o sonho e os ideais de seus liderados. Deste sonho e destes ideais é que nasce a sua força!

São as particularidades dos liderados que determinam o perfil ideal de seu líder.

A liderança só é possível devido ao mecanismo de projeção. Os liderados projetam no líder seus anseios, sonhos e ideais por confiarem que ele poderá melhor conduzi-los à sua realização. Isto ocorre porque a figura do líder é vista sob as lentes especiais da admiração e do respeito, seja por suas qualidades/competências, seja por representar (em sua postura, exemplo e/ou história) o ideal comum.

O líder fala e é ouvido e isso ocorre em função do processo fundamental da liderança: o fenômeno da ressonância – a capacidade de fazer vibrar a razão e a emoção, suscitadas pelo sonho comum, em cada um dos liderados.

Liderar é fazer com que cada um de o melhor de si em proveito de todos e da causa por todos abraçada.

A essência da liderança advém dos liderados e não do líder. Conhecer em profundidade os liderados é conhecer os caminhos que permitem a ressonância.

Liderar é ser capaz de fazer vibrar a alma alheia. Todas as demais características são bem vindas, mas sem esta primeira não explicam a liderança e sequer a permitem.

Liderança é a arte da ressonância, a arte de mobilizar simultaneamente a razão e a emoção!

Carlos Hilsdorf
Economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade. Palestrante dos Congressos Mundiais de Administração (Alemanha e Itália) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor dos best sellers Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero, 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira, e Revolucione Seus Negócios. Referência nacional em desenvolvimento humano.

LOJA

- CONHECIMENTO NÃO TEM PREÇO! INVISTA EM VOCÊ!