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Artigos

Que o Marketing me socorra!

Momentos de desaceleração, recessão e crise econômica evidenciam os diversos níveis de amadorismo nos mais variados segmentos do mercado.
 
Nos momentos de euforia econômica os controles afrouxam e, temas como gestão, planejamento/execução e austeridade são tratados retoricamente como essenciais, mas na prática deixam de ser prioridades. O mercado está comprando? A prioridade é vender!
 
Porém, quando o mercado aciona o reverso... Então, os equívocos de planejamento, execução, os custos visíveis e invisíveis não tratados e a falta de austeridade - para a qual parecia não haver tempo na euforia - passam para a ordem do dia. Dá até para ouvir o jargão, não é?
 
É preciso fazer mais com menos!
 
O mundo corporativo adora simplismos.
 
Bem, o fato é: as vendas caíram...
 
Meu Deus, as vendas caíram!
 
Socorro, socorro, que o marketing me socorra!
 
Nesta hora o Marketing (cuja atuação é totalmente diferente dependendo do nível de consciência da gestão da empresa e dos profissionais contratados) é chamado com urgência para socorrer o comercial.
Sim, o mesmo comercial que nos momentos de euforia diz que o marketing só atrapalha e não sabe nada sobre o que acontece em campo.
 
Os bombeiros do marketing são acionados (bem como seus terceirizados, agências de propaganda, etc.) para criar o slogan mágico que, uma vez comunicado, trará de volta o nível desejado de vendas…
 
Detalhe: precisam fazer isto com uma verba de comunicação infinitamente menor que as anteriores e em menos da metade do tempo necessário para se produzir, em conjunto com a agência, uma boa campanha de comunicação.
 
Os profissionais de marketing são os que gritam agora:
 
- Socorro, socorro, que Deus nos socorra - agora querem milagres na empresa!
 
Se a gestão não encarar Comercial, Marketing e RH de maneira integrada e estratégica no auxílio à compreensão do momento atual e redesenho de tudo o que define o negócio e sua viabilização, não adianta tentar apagar incêndios maiores com menos água, até porque, não foi a falta de água que gerou o incêndio, mas não deixar os bombeiros atuarem preventivamente antes do “fogo”.
 
Já que grande parte do mundo corporativo gosta tanto de simplismo, vamos oferecer simplicidade (o que é bem diferente):
 
“Parem de tentar vender através do Marketing e
permita que ele ajude seus clientes a comprar!”
 
Para que isto ocorra, não peça ao Marketing o milagre da multiplicação das Vendas, mas a Sabedoria de como devemos redesenhar a estratégia em novos cenários.
 
Deixemos os profissionais trabalharem para ajustar os enganos que os amadores permitiram que acontecessem.
 
Carlos Hilsdorf
Economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade. Palestrante dos Congressos Mundiais de Administração (Alemanha e Itália) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor dos best sellers Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero, 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira, Revolucione Seus Negócios e do lançamento Atitudes Empreendedoras. Referência nacional em desenvolvimento humano.

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