DOWNLOADS

*campos obrigatórios

Para iniciar o download de material exclusivo, preencha com seus dados:

CONTATO

*campos obrigatórios

Entre em contato conosco e supere suas expectativas:

CONTRATE

*campos obrigatórios

Formulário:

Verifique a disponibilidade de agenda para contar com a presença de
Carlos Hilsdorf em seu evento.
Torne seu evento único!

Preencha o formulário ao lado.

+55 16 3374.3839

Rua Sete de Setembro, 1353, Centro
CEP: 12560-180 São Carlos - SP

Artigos

Realidade ou conceito?

Em tese, um conceito deveria ser um termo que define uma realidade específica. A ciência se baseia em conceitos como os de massa, força, aceleração, etc.

No mundo corporativo não é diferente, nossas atividades e progressos estão atrelados a conceitos como valor, rentabilidade, capital humano, comprometimento, E.V.A., entre tantos outros.

Acontece que a ciência da administração de pessoas e resultados não é uma ciência exata como a Física ou a Matemática, mas uma ciência humana.

Esta particularidade faz com que seja emprestada uma certa inexatidão aos conceitos fazendo com que eles passem a não retratar mais a realidade.

Observe a prática da responsabilidade social em uma empresa que você conheça bem. Ela representa a realidade da responsabilidade social ou apenas uma prática de marketing social disfarçada sob o conceito de responsabilidade social? Trata-se de realidade ou ''conceito''?

Com o passar do tempo, vários departamentos nas empresas passaram a utilizar conceitos como capital humano, por exemplo. Ao fazer isso, começaram a discursar sobre a importância das pessoas, propondo que as pessoas são o mais importante capital da organização. Até aqui, conceitualmente, tudo bem, mas trata-se de ''conceito'' ou de realidade? 

É perceptível e até tangível para estas pessoas que elas são o capital mais importante do negócio? Elas sentem isso? Concordam com isso? Experimentam isso na prática das relações cotidianas com seus pares, superiores hierárquicos e processos dentro da empresa? 

Um conceito que não expressa a realidade perde totalmente sua função e, além de não cumprir o seu papel, ainda confunde as pessoas gerando insatisfação, perda da credibilidade e estresse. 

Não há nada mais destrutivo em uma empresa que o abismo entre os seus conceitos e a sua realidade. As pessoas não conseguem conviver por muito tempo com ironia, incoerência e hipocrisia sem que, consciente ou inconscientemente, comecem a boicotar os resultados, perdendo completamente o comprometimento e passando a realizar somente o necessário. 

Grandes organizações são construídas sob crenças e valores vivenciados no dia a dia e não sob o discurso vazio de ''conceitos'' emprestados, manipulados, maquiados e erroneamente utilizados. 

A distância entre os conceitos e a realidade de uma empresa determina a distância entre o compromisso e o comprometimento das pessoas que compõe o seu elenco de talentos.

Compromissos são obrigações nem sempre agradáveis, podem ser adiados. 

Comprometimento representa uma dedicação continuada, repleta de significado e que expressa a adesão dos colaboradores à missão e às metas da organização. 

Pessoas apenas compromissadas não fazem história em um mercado altamente competitivo. Somente as pessoas comprometidas podem atingir alta performance. Assim, a empresa tem que tomar uma importante decisão: ''Conceito'' ou Realidade? 

Cabe ao RH colaborar com a ampliação da percepção dos demais departamentos sobre as repercussões de conceitos dissociados da realidade e o seu custo para o futuro do negócio!

Carlos Hilsdorf
Economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade. Palestrante dos Congressos Mundiais de Administração (Alemanha e Itália) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor dos best sellers Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero, 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira, e Revolucione Seus Negócios. Referência nacional em desenvolvimento humano.

LOJA

- CONHECIMENTO NÃO TEM PREÇO! INVISTA EM VOCÊ!